sexta-feira, 21 de outubro de 2011

8 - Você curte CURTAS?

O "você curte CURTAS?" vem com uma sequência de cartas do cartunista Henfil á sua mãe e que, mesmo tendo sido escrita há algumas décadas, ele consegue criticar a atitude omissa de NÓS brasileiros! Com uma linguagem popular, ele consegue nos alegrar e, ao mesmo tempo, nos questionar a respeito do nosso posicionamento frente a sociedade!!!

Coloquei duas cartas bem interessantes:

A primeira é: Natal, 7 de junho de 1978


Mãe,

Aí, na hora que a coisa tava indo, tava indo… chega a Copa do Mundo e leva tudo pra lá. É sempre assim: não conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não sabemos assobiar e fazer xixi ao mesmo tempo, não conseguimos chutar bola e fazer democracia ao mesmo tempo.

Mas sabe o que me dá mais raiva? Vez por outra vêm me perguntar se eu vou torcer pelo Brasil! Só porque a gente tá na oposição, eles acham que tamos contra a seleção também? Sim, porque entre os méritos do último governo sempre acrescentavam: o governo do Tri! Só pra gente ficar com ódio do Tri. E a gente era besta, a gente era bobão, não sabia das coisas e acabou achando que o Tri fosse gol do governo. Gol deles uma pinóia!

Dessa vez ninguém vai me fazer ficar contra a seleção pensando que eu tô contra o Ato Institucional número 5, não. A seleção é do povo, assim como a greve é do trabalhador!

A bênção do seu filho,

Henfil

Já a segunda é: Rio de janeiro, abril de 1977


D. Maria,

Desviaram dinheiro do INPS para a construção da ponte Rio-Niterói e da hidroelétrica de Itaipu. Todo mundo sabe como muitas das grandes empresas particulares e estatais dão calote no INPS.

Aí, claro, deu esse furão que eles dizem existir porque estamos gastando demais com assistência médica. Mentira! 90% da população brasileira corre do INPS.

Bão, mas repetiram esta gigantesca mentira mil vezes e agora vão decretar o aumento da nossa contribuição para 10%.

Vamos lá, gente: o povo acaba de decretar um aumento de 10% nas doenças!

Viva a tuberculose!

Viva a meningite!

A bênção do seu perebinha.

Henfil

Nenhum comentário:

Postar um comentário